Cronograma capilar: O que você precisa saber pro seu salão na temporada de Verão.

O cronograma capilar é a indispensável para manter o cabelo de seus clientes fortes e saudáveis. Trata-se de uma sequência de tratamentos que oferecem a nutrição, hidratação e a reconstrução para fios e é fundamental principalmente no verão em função das praias e piscinas! Quer saber como?!

Como construir o cronograma capilar ideal?

Cada etapa do cronograma capilar cumpre uma função:

nutrição é responsável pela proteção do cabelo, que sofrem por fatores biológicos como o desgaste do dia a dia, que causam o ressecamento e o frizz por exemplo. Ela repõe a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente, com oleosidade, formada por ácidos graxos, para conservar as cutículas alinhadas e fechadas além de impedir a perda de água pelo córtex capilar.

hidratação é responsável por manter a elasticidade em dia, deixar os cabelos macios, e claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, é a parte dos fios que mais ganha com a hidratação pois a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que percebemos ao toque.

reconstrução é responsável por fazer a reposição de massa nos fios que foram submetidos a químicas mais intensas e por isso estão sensíveis, quebradiços e afinados. Graças a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Se liga nessa dica!

A nutrição capilar nada mais é que uma umectação pois conserva a umidade dos fios por muito mais tempo.

Em suma, todas as etapas são indispensáveis quando queremos o cabelo da nossa cliente amplamente bem cuidado. De nada adianta reposição hidratar se os fios estão fracos e sem a nutrição necessária para conservar a umidade natural.

Sabendo que isso é muito importante para ter um cronograma perfeito e 100% correto, vamos ao que interessa!!

Como montar o cronograma capilar ideal?

Passo 1: Analisando e identificando as necessidades do cabelo.

Para realizar o cronograma capilar da melhor forma primeiro precisamos fazer uma análise prévia do cabelo da cliente. Caso o diagnóstico seja de fios muito embaraçados, com muitos fios arrepiados ou sem brilho, ele precisa de muito mais nutrição.

Se for ressecamento excessivo, falta de movimento e com sensação de cabelo áspero, ele precisa de mais hidratação.

Se passou por algum processo recente de algum processo químico mais agressivo, estiver quebradiço e com menos densidade, é tempo de fazer mais reconstruções dentro do cronograma.

Passo 2: Quais os produtos corretos para o cronograma

Para a Hidratação, é necessário o uso de máscaras onde em sua fórmula tenham ingredientes que devolvam a umidade natural dos fios. Exemplos mais comuns: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, entre outros.

Para a Nutrição, é preciso uso de mascaras com fórmulas à base de óleos vegetais extraídos de frutas, sementes e plantas por terem altas concentrações de ácidos graxos, vitaminas A e E e ômegas 3, 6 e 9. Estes ácidos protegem o cabelo das agressões diárias ajudando no fechamento das cutículas. Os mais conhecidos são os óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, coco, além das ceramidas, que é encontrada a anos nos mais diversos cosméticos capilares.

Para a Reconstrução, são necessárias máscaras com proteínas e aminoácidos, elementos que compõem a fibra capilar e que devolvem a massa, além de fortalecer os fios contra a quebra. A proteína mais conhecida e presente no cabelo é a queratina, que é responsável por dar rigidez ao fio. Muito encontrada em produtos com nomenclatura “Cauterização”.

Passo 3: Crie uma agenda e um combo mensal para seu cliente

Crie o cronograma ideal para cada cliente. Crie o combo e anota ou até mesmo entregue uma agenda com os dias e produtos que serão utilizados, valorizando o combo vendido. É importante sempre começar pela hidratação.

O cronograma capilar tradicional é o seguinte: 8 hidratações, 6 nutrições e 1 reconstrução mensais. Mas é claro cada cliente terá suas necessidades especificas. Em cabelos mais danificados por químicas não esqueça da necessidade de 2 reconstruções durante o mês, e nunca mais do que isso. Também é muito importante uma pausa de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos trabalham no seu máximo de tempo.

Gostou da dica? Ta esperando o quê para montar o cronograma da sua cliente e fidelizar ela com cabelos divos?!